domingo, 25 de janeiro de 2009

FALAR DA HEPATITE C É COMEÇAR A VENCÊ-LA

Em geral silenciosa, a hepatite C é a mais frequente das hepatites víricas crónicas no Ocidente.O problema de saúde pública por ela suscitado descreve-se em números que falam por si:em Portugal,por exemplo, há 150000 doentes; em França, 5ooooo pessoas sofrem de hepatite C crónica.Metade delas foram contaminadas durante uma transfusão de sangue, algures entre 1970 e 1990.Destas, cerca de 100000 estão ameaçadas por uma cirrose e 30000 por um cancro primitivo do fígado.Mas muitas vezes não o sabem.Face a uma tal ameaça, o público oscila entre uma enorme indiferença, por parte daqueles que não são afectados directamente, e a inquietação, por vezes desmesurada,daqueles que um teste identifica como «VHC positivos».
Mesmo nas suas formas menos graves, a hepatite C crónica pode ser reveladora da fragilidade das pessoas. Uns cedem a um sentimento de culpa.Pensavam que «a juventude é para ser vivida». Foi vivida, mas não sem deixar marcas.Quer se tenha explorado, por via intravenosa, algum paraíso artificial, quer se tenha, numa noite de embriaguez ou de inconsciencia,guiado tão depressa que o acidente aconteceu,,impondo uma transfusão de sangue, pode-se ficar com a mesma marca ameaçadora. A hepatite C diz respeito a todos.E todas as pessoas infectadas correm o risco de, a qualquer momento se sentirem sós,mal informadas.Sem armas para combater uma doença que prolifera na sombra; desamparadas por uma medicina que tanto intimidaquanto alivia; assustadas por uma nova terapeútica, que fez progressos consideráveis em poucos anos, mas pode sempre castigar o corpo e baixar a moral.
Aos doentes inquietos gostaríamos de lhes passar o testemunho de encorajamento de todos aqueles para quem a hepatite crónica não passa de uma má recordação:trataram-se e agora estão curados.
Para viver feliz, o vírus prefere estar escondido.Falar dele é começar a vencê-lo.


Comentários:
O Árabe disse...
Belo post! E tens razão no que dizes ao final: muitas das coisas que prejudicam a nossa vida precisam ficar escondidas; quando delas falamos, começamos a vencê-las. :) Boa semana.

26 de Janeiro de 2009 4:22
sideny disse...
alex

Esta muito bom e esclarecedor este post.
Sim devemos falar das coisas que nos afligem
e hep c ou outras doenças até.

Assim a falar é que começam os fantasmas a
desaparecer, e vamos vencendo-as.

beijocas

26 de Janeiro de 2009 11:51
M. disse...
Bom conselho. até porque se trata de uma doença praticamente controlada e curável pelo que não há necesidade de se criarem mais bichos papões.
Mas o povo continua mergulhado na escuridão da ignorância e com receio de ser rotulado prefere manter o silêncio.
a esperança diz-nos que as coisas mudarão, mesmo que devagar.

Um beijo alex

26 de Janeiro de 2009 14:36

Sem comentários:

Enviar um comentário